Responsável por responder a pergunta “Como a pequena e média empresa deve gerir Programas e Portfólio?”, Farhad Abdollahyan participou do Congresso de Gerenciamento de Projetos da Zona da Mata na última sexta-feira, 8, e explicou conceitos para diversos profissionais do mercado de projetos, entre eles, engenheiros e aqueles que lidam com empresas de tecnologia.
Em interação com os congressistas, Farhad deu preferência para reforçar a terminologia, muitas vezes desconhecida por eles. O termo projeto por exemplo, se configura como o esforço temporário que deve ser empreendido para a criação de produtos, serviços ou até mesmo resultados exclusivos entre as pequenas e médias empresas, de acordo com o PMBOK.

Já o termo programa, significa o grupo de projetos que se relacionam e são gerenciados de maneira coordenada para obter determinados resultados das empresas. “Na maioria das vezes são benefícios e controles que se ausentam nas organizações.”, disse ele. Já com relação ao portfólio, não há nada de tão novo, uma vez que a terminologia quase sempre é entendida como o total de investimentos que as empresas podem apresentar na concorrência de mercado. É a coleção coordenada de processos para que as empresas possam alcançar resultados estratégicos.