Como tomar decisões mais assertivas

Trabalhar em cargos de grande responsabilidade, em qualquer empresa, de qualquer ramo, exige destreza na tomada de decisões. Qual é a hora de investir mais em um projeto, ou reduzir custos? Como está o prazo de entrega dessas demandas? Quanto eu preciso performar para atingir o resultado esperado?

Todas as perguntas parecem complexas, mas existem diversas técnicas no mercado que auxiliam na tomada de decisão e são utilizadas por grandes empresas. Em 2009, um estudo da revista Produto & Produção, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, revelou dados sobre o uso de Indicadores de Desempenho no resultado de um projeto para uma empresa. Àquela época, pouco mais da metade dos projetos estudados (52%) utilizavam a metodologia, embora o setor automotivo tenha atingido a marca de 73% de utilização. A maioria desses projetos (62%) dispunha de um gerente de projetos dedicado.

​​O artigo também apontou a diferença entre os indicadores de desempenho utilizados no gerenciamento de projetos de acordo com o setor industrial da organização executora. Ou seja, cada empresa pode ter o seu próprio indicador, de forma a obter melhores resultados. Embora o trabalho tenha sido realizado com uma amostragem reduzida (21 empresas, de diferente ramos), o autor do artigo deixa claro que podem ter diferentes percepções de acordo com o grau de conhecimento na área de gestão de projeto, acesso às informações e experiência na utilização das ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos.

De maneira geral, são áreas críticas para o sucesso do projeto o prazo, custo, escopo e qualidade. Mas a eficácia e a satisfação do cliente também são importantes. Aprender sobre esses indicadores, além de criar o seu próprio, é agregador para qualquer empresa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s