Planeje melhor com base em seu desempenho passado

Ao realizar o planejamento estratégico da sua empresa, são vários fatores que devem ser levados em consideração: análise de cenário, avaliação de desempenho, alinhamento com a missão, visão e valores, além do orçamento disponível, entre outros. Mas e se você tivesse um auxílio para te ajudar a planejar melhor, baseado no que você já produziu nos últimos anos?


No mercado, existem diversas metodologias para se construir um planejamento estratégico, mas nenhuma que vá te garantir 100% de exatidão. Então, utilizar indicadores pode ser uma alternativa para saber o quão factível estão suas metas para aquele período.

Os indicadores mostram o desempenho passado de determinado projeto. Sabemos que todo o projeto é único, com stakeholders diferentes, áreas diferentes, valores financeiros envolvidos diferentes. Mas, quando fazemos uso de indicadores, teremos a certeza, durante e após a realização do projeto, se nos planejamos de forma adequada para determinada situação. Um gerente de projetos deve utilizar indicadores de mercado como CPI, SPI ou o TCPI, presentes no Guia PMBOK®, além de outros indicadores, como de comunicação, satisfação do patrocinador, e também desenvolver seu o próprio, com base em sua experiência e nas necessidades da sua empresa.

Planejar melhor evita que a empresa trace metas distantes da realidade e potencializa o engajamento dos colaboradores. Conhecer o passado é fundamental para evitar que os erros se repitam no futuro. Que tal começar a utilizar indicadores hoje mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s