NA ERA DO DIGITAL QUEM NÃO É VISTO NÃO EXISTE: A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO PARA MARCAS

Presença online deixa de ser apenas uma vitrine de produtos e serviços e se torna um espaço de visibilidade e reconhecimento para marcas que investem na produção de conteúdo como forma de construir autoridade e atrair pessoas

Todo mundo já viu ou ouviu falar da Lu, certo? A assistente virtual da Magazine Luiza é o destaque da atuação de uma das mais valiosas redes de varejo da América Latina. O sucesso foi tanto que virou objeto de estudo em Harvard Business School. O êxito da empresa começou quando Luiza Trajano percebeu a necessidade de explorar a atuação da marca no meio digital. Além de ações de marketing, a Magalu estabeleceu uma conversa com o público na linguagem adequada e uma real preocupação com o atendimento ao cliente.

É com muito bom humor e sempre antenada nas tendências que a Lu personifica a atuação da Magazine Luiza nas redes sociais.  Ela não só compartilha seu dia a dia, divide seus gostos e responsabilidades, mas também interage ao vivo com apresentadores e, mais recentemente, se tornou a garota propaganda de marcas externas ao Grupo Magazine Luiza, como, por exemplo, a Adidas.

O case da Lu ilustra a realidade do cenário digital: as marcas que querem se destacar precisam não só estar no digital, mas criar conteúdo de qualidade e relevante, sempre atendendo aos interesses e a linguagem do público-alvo. Além de ser útil, o conteúdo também precisa ser atualizado e atraente.

 Somos bombardeados diariamente por um fluxo intenso de informação, o que torna fácil que qualquer marca passe despercebida, mas no mundo virtual é preciso ser visto para existir. Diante disso, não só as marcas grandes, mas principalmente as menores, que recém iniciaram o caminho no Marketing Digital, precisam se destacar, e a produção de conteúdo é quem faz a empresa se manter sempre visível.

Em um cenário no qual a Creator Economy espera movimentar US$ 15 bilhões em 2022, investir na criação de conteúdo se tornou questão de sobrevivência para grandes e pequenas marcas no digital.

Sua presença digital depende do conteúdo que você cria

Um conteúdo de qualidade e bem direcionado aumenta o tráfego orgânico, efetiva a construção da identidade da marca e a estabelece como autoridade no setor. Um conteúdo bem planejado e executado cria vínculos com o público, fortalecendo a marca. Isso atraí novos consumidores e fideliza os clientes, solidifica a confiança na empresa.

O consumidor está cada vez mais conectado com as novas plataformas e diferentes ambientes, consequentemente mais influenciável.  Com um faturamento expressivo em 2021, alta de 48,41% na comparação com 2020, o comércio eletrônico comprova os novos hábitos do consumidor e a forte presença no digital. Os dados são do índice MCC-ENET desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie.

Para conseguir acompanhar e aproveitar o crescimento do mercado digital é preciso entender e dominar a internet. Ficar por dentro dos assuntos mais comentados, dos formatos virais e das necessidades do internauta. É acompanhando as novas tendências e novas ideias que a produção de conteúdo garante boa visibilidade e possibilita uma relação de troca entre a marca e o cliente.

Vale ressaltar que não basta apenas criar uma tonelada de posts e vídeos. Consistência na criação e na distribuição são importantes, mas é necessário criar com propósito. Antes de começar a produção é fundamental saber com quem você fala e por qual canal. Essa é grande diferença das empresas e produtos bem-sucedidos: proposito claro e definido. Não adianta criar conteúdo se você não sabe o que quer transmitir.

Um bom conteúdo é focado em gerar benefícios a quem lê, seja educando, esclarecendo dúvidas ou promovendo diálogos. Ele precisa ter a ver com os propósitos, a missão, a visão e os valores da marca, além de dialogar com as necessidades e preferências do cliente, sendo feito com dedicação e capricho.

Qual o melhor formato?

O blog continua sendo um dos queridinhos na hora de criar conteúdo. Seu formato permite uma abordagem mais profunda e explicativa de cada assunto, o que possibilita um resultado útil e valioso. Entretanto, com os avanços tecnológicos e midiáticos a produção de vídeos e podcasts tem crescido exponencialmente. Com a correria do dia a dia muitas pessoas optam por consumir esses formatos graças à flexibilidade de poder realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Sendo assim, cada vez mais as marcas precisam investir em conteúdos diversificados.

Tendo produzido o cerne, o próximo passo é conduzir o público até esse conteúdo, seja ele blog, vídeo ou podcast. É então que entram as redes socais. Com milhões de usuários conectados diariamente, elas funcionam como molas propulsoras que levam as pessoas até o seu destino. Além disso, essas plataformas também favorecem a interação através de comentários, compartilhamentos e curtidas.

As redes sociais também são ideais para a produção de conteúdos mais leves e rápidos, como, por exemplo, listas com cinco dicas imperdíveis. O importante é se ater àquelas plataformas nas quais o seu público está presente e transmitir a informação na linguagem apropriada. Saiba a hora de usar memes e a hora de falar sério.

Claro que esses não são os únicos formatos existentes. Temos ainda a Newsletter, o e-mail marketing, os anúncios e muitas outras formas de criar vínculo com o seu público e se manter sempre visível na internet. Por isso é necessário se manter sempre informado e atualizado sobre o mercado de criação de conteúdo. Seja por meio de material técnico de alta-performance, softwares que facilitam a edição e o planejamento ou networking com profissionais da área, é essencial se manter antenado para não perder a oportunidade certa. Tudo na era digital é acelerado, inclusive a passagem do tempo.

É pensando nisso que a Content Creator Expo (CCEXPO) resolveu juntar no mesmo evento uma feira com as novas tecnologias, equipamentos e soluções do mercado, uma arena com demonstrações de produtos para que você possa ver em primeira mão a funcionalidade deles no dia a dia e um congresso com palestrantes renomados compartilhando conhecimentos para garantir o sucesso da sua marca no digital. É o pontapé que você precisa para decolar a sua marca no internet. Garanta sua vaga!

Clica aqui e veja a programação completa.

SERVIÇO: 

  • Evento: Content Creator Expo 
  • Data:  22 a 24 de julho de 2022, de 10h às 20h. 
  • Local: Centro de Eventos Fecomércio – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo, SP 
  • Realização: ATO3 Eventos 
  • Site oficial: http://ccexpo.com.br/ 
  • Mais informações: contato@ato3.com.br 

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