SUA PRIMEIRA CÂMERA: SAIBA COMO COMEÇAR NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO EM VÍDEO  

Com o consumo de conteúdos em vídeo aumentando 35% e a interação crescendo 20%, saber qual câmera escolher é fundamental. Conversamos com o Thiago Rodrigues, youtuber e videomaker, para auxiliar nesse primeiro passo

Saber como criar conteúdo é fundamental para se destacar no digital. Hoje, criar apenas conteúdos tradicionais, como, por exemplo, o blog, não basta. É preciso diversificar. Vídeos bem produzidos são uma excelente opção e estão cada vez mais populares.  Conforme o estudo O estado das redes sociais no Brasil, realizado pela Comscore em 2020, houve um crescimento de 35% nas visualizações de vídeos e 20% nas interações com o formato, sendo o YouTube e o TikTok os grandes destaques. O conteúdo em audiovisual é o preferido do público por não exigir grande esforço na hora do consumo, tendo assim um alto poder de engajamento.

Em um país que é o segundo no mundo em minutos mensais gastos em redes sociais, ficando atrás apenas do México, não podemos desdenhar da popularização do formato audiovisual. São 337 bilhões minutos por mês, ou seja, mais de 47 horas mensais consumidas nas redes sociais, conforme o estudo da Comscore. O YouTube, além de ser a segunda maior rede social, é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo e conta com mais de 2,5 bilhões usuários. Outro grande destaque é o TikTok que triplicou o seu tamanho durante a pandemia e se tornou uma verdadeira fábrica de memes e viralizados com seu 1 bilhão de usuários.

Para se destacar nesse meio é importante que o vídeo seja interessante e memorável. É esse o conteúdo que tem maior chance de agradar ao internauta e viralizar de forma positiva. É essencial planejar o conteúdo e quais são os objetivos a serem alcançados. Após definir seu público-alvo, estudar o mercado e elaborar o roteiro, é hora de gravar o material com uma boa qualidade técnica.

É geralmente nessa hora que o creator iniciante fica confuso e não sabe em qual equipamento investir para começar. Pensando nisso, conversamos com o Thiago Rodrigues. O videomaker estreou no YouTube em 2019 e se tornou referência para filmakers devido aos reviews de equipamentos e qualidade técnica empregada em seu conteúdo. É baseado em todo o seu conhecimento e experiência que ele nos deu as dicas essenciais para quem está começando a gravar vídeos e quer escolher a câmera ideal.

Thiago Rodrigues

Thiago deixa bem claro que não existe uma câmera perfeita para todas as locações, o objetivo deve ser encontrar aquela que atenda as expectativas de uso de acordo com o seu conteúdo.

Em produções nas quais o intuito é conversar com o público segurando a câmera e ter mobilidade para mostrar o cenário, como, por exemplo, um vlog ou vídeo de viagem, o videomaker destaca a possibilidade de usar o próprio celular com o apoio de um gimbal com estabilização de três eixos, evitando assim a imagem tremida.

Quem quiser investir em algo leve e prático que atende desde o iniciante até o mais profissional, Thiago indica as câmeras “pirulito”. Compactas e equipadas com estabilizador de movimentos, essas câmeras mantêm o foco independente do movimento do vídeo. A Osmo Pocket é um exemplo de modelo dessa categoria.

Outra câmera projetada para filmagem em movimento, e indicada pelo Thiago, é a GoPro. À prova d’água, essa é a queridinha dos viajantes, esportistas e aventureiros, podendo ser uma boa opção para quem quer registrar momentos de tirar o fôlego.

Para quem produz reviews ou tutoriais e preza pela qualidade estética da imagem, nossa indicação é uma DSLR com lentes intercambiáveis. DSLR é a sigla para “Digital Single Lens Reflex” e se refere às câmeras profissionais que usam um conjunto de espelho e prisma para refletir a imagem que você está prestes a capturar para o visor.  Nesse caso, Thiago explica que o que vai fazer diferença no conteúdo é o kit de lentes. Uma lente macro para dar enfoque aos detalhes, uma clara com abertura grande para proporcionar um desfoque de fundo bonito e uma full voltada para a praticidade formam um bom kit para o iniciante.

Se a intenção é elevar o nível da qualidade técnica do seu conteúdo, a aposta do Thiago é uma câmera mirrorless com lentes intercambiáveis. Como o nome já diz, a principal característica dessas câmeras é ausência dos espelhos. Nesse modelo, a imagem capturada pela lente viaja diretamente para o sensor, que realiza a captura.

Caso sua ideia seja produzir conteúdo leves e divertidos em formatos específicos das redes sociais, como, por exemplo, vídeos para Reels ou TikTok, o celular já resolve o problema. Os aparelhos mais modernos possuem uma alta qualidade de gravação, além da praticidade de já virem com as opções de formatos configuradas, explica Thiago.

Agora, se você quer entender a fundo quais as características fundamentais que devem ser analisadas na hora de escolher o tipo e o modelo da câmera ideal para a sua produção, não pode perder o painel “A procura da câmera perfeita: O que é importante e provavelmente você está se esquecendo?” no qual o Thiago Rodrigues e o Maurício Fonteles, videomaker, criador de conteúdo e sócio da Ozi Escola de Audiovisual, vão te ensinar tudo sobre a escolha do equipamento perfeito. Clique aqui e garanta sua vaga!

O painel faz parte da Content Creator ExpoUm evento dedicado ao conhecimento e tecnologia para criadores de conteúdos e empreendedores digitais que acontece entre os dias 22 e 24 de julho em São Paulo. Entre no site e confira a programação completa: palestras, expositores da feira e arena de demonstrações.

As vagas são limitadas, não fique fora dessa!

SERVIÇO: 

  • Evento: Content Creator Expo 
  • Data:  22 a 24 de julho de 2022, de 10h às 20h. 
  • Local: Centro de Eventos Fecomércio – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo, SP 
  • Realização: ATO3 Eventos 
  • Site oficial: http://ccexpo.com.br/ 
  • Mais informações: contato@ato3.com.br 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: