DR. CREATOR E O MULTIVERSO DA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

Não é só o Doutor Stephen Vincent Strange que necessita atravessar as realidades alternativas do multiverso para derrotar o novo inimigo, o creator também precisa experimentar os vários formatos de conteúdo para crescer no digital

Antes de explicar como o multiverso da criação de conteúdo funciona é preciso entender de uma vez o que essa teoria, tão comentada desde que o título da nova aventura do Dr. Estranho foi divulgado, propõe. Multiverso é um termo que os cientistas usam para descrever a possibilidade de existência de outros universos além do nosso observável. Considerando o início da expansão do universo, o famoso Big Bang, e a velocidade da luz, nós só conseguimos enxergar objetos cuja luz teve tempo de chegar até nós. Essa “bolha” é o nosso universo observável e cresce ao ritmo de um ano luz por ano, entretanto, a expansão do universo é mais rápida, o que faz que a fração que conseguimos observar do todo seja cada vez menor. De uma forma bem resumida: o espaço cresce mais rápido do que a luz consegue percorrê-lo.

É como se você estivesse subindo uma escada. Você consegue subir um degrau por segundo, mas, enquanto isso, dez novos degraus surgem no topo da escada. Por mais que você mantenha o ritmo e continue subindo, o topo da escada está cada vez mais distante de você. Tão distante que você não consegue enxergá-lo ou estabelecer qualquer relação com ele.

Essa inflação cósmica acontece continuamente, criando vários espaços não observáveis, vários “universos-bolha”. Nem todos esses universos têm a mesma propriedade que o nosso, ou seja, o espaço físico se comporta de maneira diferente. Com as possibilidades infinitas, há também constantes muito parecidas ou até mesmo idênticas ao nosso universo observável. Sendo assim, no multiverso existem várias versões de você, parecidas ou diferentes, mas perfeitamente adaptadas à realidade daquele universo-bolha.

Na criação de conteúdo não é diferente. Cada rede social funciona em um determinado padrão e o creator precisa saber qual conteúdo funciona melhor em cada plataforma, conseguindo manter um alto desempenho em todas elas.

São milhares de publicações feitas diariamente na internet, o que facilita que os posts não sejam vistos e o resultado pretendido não seja alcançado. Isso acontece até mesmo com conteúdos excelentes, mas que foram publicados no lugar errado ou na forma errada.   

Existem diversos formatos de conteúdos e alguns se encaixam melhor em determinadas redes sociais. Cada rede possui suas particularidades e isso interfere no formato e no tipo de conteúdo que deve ser publicado, assim como o público presente em cada rede também exerce forte influência sobre o estilo do conteúdo.  A seguir vamos falar um pouco sobre o funcionamento das maiores redes sociais.

Blog

O formato queridinho de quem investe no Inbound Marketing permite a inserção de praticamente todos os formatos e é o ideal para a produção de um conteúdo educativo, informativo e relevante para sua persona. Embora o texto seja o formato mais utilizado, é sempre bom complementar com um conteúdo mais visual, como, por exemplo, imagens, gráficos, vídeos, animações etc. O blog é o mais indicado para criar uma relação com o consumidor, inspirando confiança e transformando a marca em referência.

Facebook

Ao contrário do que muitos pensam, o Facebook continua em expansão. Só no primeiro trimestre de 2022 a plataforma registrou, em média, 1,96 bilhão de usuários ativos diários, um aumento de 4% ano a ano, aponta o relatório divulgado pela Meta.

Cada vez mais o público mais velho compõe a plataforma. Entretanto, interações através de grupos, comunidades e páginas se mantêm fortes e envolvem todas as faixas etárias. O Facebook aceita diversos formatos, como, por exemplo, texto, imagens, vídeos, gifs e links. É excelente para gerar interação e fortalecer o relacionamento com o público.

O ideal é investir em conteúdos mais gerais que promovem engajamento, como trechos de livros, músicas e filmes. Também vale a pena priorizar a publicações com dicas e tutorias, um conteúdo que ajude ao público solucionar algum problema.

Instagram

Um dos gigantes das redes sociais, altamente visual e privilegiando a qualidade das fotos e vídeos, o Instagram é uma excelente forma de trazer visibilidade e conquistar audiência. A plataforma é uma ótimo canal para humanizar a marca e criar proximidade com o público.  Entretanto, é imprescindível conhecer e saber usar corretamente todas as funções da plataforma. Enquanto o Reels possui um algoritmo que facilita a entrega para novos usuários e, consequentemente, amplia o seu poder de alcance, os Stories são a chave para fidelizar o público, mantendo um contato direto e humanizando o creator.

TikTok

O destaque do momento é um ambiente propício para encontrar grandes oportunidades. A palavra certa para descrever o TikTok é “dinâmico”. Conteúdos rápidos, agitados e um feed infinito não só compõem a nova febre entre os internautas como também estimulam sentidos diferentes aos mesmo tempo. Conteúdos como challenges, coreografias, reconstituição de diálogos, dicas e truques estão bombando na rede e são uma excelente forma de marcar presença, entretanto, é importante manter o tom da marca até mesmo em uma rede social tão descontraída. O conteúdo precisa ser pensado para se encaixar na plataforma, mas não pode ir contra a imagem já construída fora do TikTok.

YouTube

A maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo aceita temáticas variadas: desde vídeos informativos e tutoriais educativos até lives de jogos e podcasts. Conteúdos mais difíceis de serem entendidos em forma de texto ou até mesmo aqueles temas mais chatos podem ser transformados em um vídeo curto e de linguagem mais simples. Por ser um conteúdo mais fácil de consumir, os vídeos facilitam a participação, a interação com o público e geram uma ligação emocional.

Twitter

Sua maior particularidade, sem dúvidas, é o espaço limitado. Embora hoje já existam meios de driblar os 280 caracteres por post, ser sucinto, objetivo e impactante ainda é o segredo para se destacar no Twitter. Texto, imagens, vídeos e links são aceitos, além, é claro, do humor, outra marca registrada da rede. Quer ser um dos primeiros a criar algo em cima de um meme? Precisa estar na rede do passarinho.

PodCast

A programação em áudio tem crescido cada vez mais e conquistando o coração do internauta. A possibilidade de consumir conteúdo de qualidade enquanto pratica atividade física ou dirige é o seu grande diferencial. Programa de entrevistas, bate papo, debates ou até mesmo programas jornalísticos, o podcast aceita qualquer tema.

A produção de conteúdo em diferentes formatos é uma excelente maneira de atender uma audiência diversificada, mas, assim como Doutor Estranho, o creator não pode perder sua essência. Ele pode (e deve!) se apresentar conforme cada rede social e conteúdo pede, mas mantendo uma um elo entre todas as suas facetas, isso preserva o caráter de autoridade e fortalece a relação com a audiência, afinal, no mundo digital quem não é visto, não existe.

Um bom exemplo de como dominar o multiverso da criação de conteúdo é produzir, em forma de post no blog, um conteúdo educativo e/ou informativo que interesse diretamente sua persona. Feito isso, você pode criar um vídeo explicando de forma simples o conteúdo. Um debate com especialistas em torno do tema pode resultar em um ótimo episódio de podcast. A partir desse conteúdo mais denso e rico você pode preparar conteúdos para as demais redes sociais, sempre atento ao que está em alta. Vale lembrar que “dar a cara” e mostrar seu dia a dia em redes como Instagram e TikTok fortalecem a conexão com o consumidor e não podem ficar de fora da construção da sua presença no digital.

Um bom creator, além de produzir um excelente conteúdo, precisa estar atualizado sobre as novas tecnologias e inovações do mercado. Ficar para trás no digital é perigoso e pode colocar em risco todo um trabalho já executado. É pensando nisso que acontece, nos dias 22, 23 e 24 de julho em São Paulo, A Content Creator ExpoUm evento dedicado ao conhecimento e tecnologia para criadores de conteúdos e empreendedores digitais. Entre no site e confira a programação completa: palestras, expositores da feira e arena de demonstrações. Tudo para você decolar e explorar todo o multiverso da criação de conteúdo.

SERVIÇO: 

  • Evento: Content Creator Expo 
  • Data:  22 a 24 de julho de 2022, de 10h às 20h. 
  • Local: Centro de Eventos Fecomércio – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo, SP 
  • Realização: ATO3 Eventos 
  • Site oficial: http://ccexpo.com.br/ 
  • Mais informações: contato@ato3.com.br 

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