MICROFONE IDEAL: O QUE VOCÊ PRECISA CONSIDERAR NA HORA DA ESCOLHA

Por mais avançada que seja a tecnologia de gravação de áudio atual, a parte mais importante do processo ainda é a captura. Para ajudar na escolha do microfone nós conversamos com Diego Moreno, engenheiro de som e editor chefe do Áudio Repórter

Gravar áudio está cada dia mais acessível e parece ser algo fácil, certo? E de fato se tornou um processo simples, mas precisa ser feito com o equipamento correto para alcançar um resultado satisfatório. Ninguém quer aquele áudio repleto de ruídos, baixo demais ou estourado. É comum o produtor de conteúdo iniciante focar na câmera ideal e deixar o microfone em segundo plano, mas isso pode comprometer a qualidade do produto final.

Para nortear a escolha do microfone ideal para o tipo de conteúdo que você vai produzir, nós conversamos com o engenheiro de som e editor chefe do Áudio Repórter, Diego Moreno.  O especialista comentou sobre os tipos de microfones mais populares e explicou o que você precisa levar em consideração na hora de escolher em qual investir.

Um dos microfones mais populares em estúdios é o dinâmico. Uma excelente opção para captação de instrumentos altos. Por causa do diafragma ser formado por uma bobina magnética móvel, ele é resistente à altas pressões sonoras. É uma opção bastante versátil e comumente vista em entrevistas.

Já os microfones com cápsula condensadora servem para gravar praticamente tudo com uma excelente qualidade. No microfone condensador o som captado é mais fiel ao original, já que seu sistema de captação funciona através de um capacitor eletrônico. A principal diferença dele é a necessidade de energia para funcionar, ou seja, você vai precisar mantê-lo carregado. Uma das suas principais funções é a gravação de voz em estúdios. Versátil e qualidade técnica com um bom custo benefício. Diego ressalta que é necessário ter em mente que um microfone bom não é muito barato, entretanto, esse investimento garante que você não precise trocar de microfone constantemente.

De acordo com o engenheiro de som, é interessante se ater aos modos de captura que o microfone oferece e assim saber qual deles será o ideal para o tipo de conteúdo a ser gravado. O modo cardióide é quando o som é capturado apenas de um lado do microfone, permitindo o foco na direção desejada. Isso diminui a reverberação de ecos e ruídos provocados pelo ambiente. Já o modo bidirecional capta na frente e atrás do microfone ao mesmo tempo, no formato de um 8, o que promove o foco em duas direções e pode ser o ideal para a gravação de um podcast de entrevista quando o apresentador e o entrevistado estão sentados um de frente para o outro na mesa. Todavia, caso existam mais pessoas sentadas ao redor da mesa, como uma roda de conversa, o modo omnidirecional é o mais indicado porque permite a captação por todos os lados. Há ainda o modo estéreo que promove a diferenciação do lado esquerdo para o direito. Sabe quando o som é mais direcionado a um lado do fone de ouvido do que do outro? Então, essa é a mágica desse modo.

Uma dica para quem está começando é um pop filter. Sabe aquela armação com um tecido de nylon ou malha metálica que fica entre o microfone e a pessoa? O pop filter é um acessório relativamente barato e indispensável cuja falta pode arruinar toda uma captação de áudio. Ele funciona dispersando a pressão sonora emitida durante a fala ou canto, atenuando até mesmo os “pops” emitidos na pronúncia de algumas letras, como o B e o P. Além disso, ele também protege o microfone de respingos de saliva, influenciando não só na qualidade da gravação como na durabilidade do microfone. Caso você ainda não tenha um pop filter, o Diego te ensina como limpar o microfone da forma correta.

É importante lembrar que o pop filter pode ser usado em qualquer tipo de microfone, mas não em instrumentos. Há também microfones que já vêm com pop filter embutido.

Embora a tentação de usar o microfone do fone de ouvido do celular ou até mesmo do computador ou webcam seja grande, a comodidade vai cobrar um grande preço na qualidade do áudio. Um bom microfone usado nas configurações corretas pode fazer sua voz soar mais agradável e inteligível do que você está acostumado a ouvir com microfones baratos.

Para nortear seu caminho na busca pelo microfone ideal, nós separamos algumas dicas de acordo com o tipo de conteúdo que você produz:

Podcast

O ideal são modelos direcionais, ou seja, que captam o som diretamente na frente deles. Eles ajudam a reduzir ecos e zumbidos oriundos do espaço ao redor. Um microfone com cápsula condensadora e quatro modos de captação é a indicação do Diego Moreno, assim você consegue fazer uma boa gravação tanto se for somente você falando, uma entrevista ou um bate papo com mais alguns convidados.  Lembrem-se: uma captação bem feita diminuiu a necessidade de uma edição exagerada.

Youtube

Na produção de vídeo o tipo de conteúdo vai influenciar diretamente na escolha. Para quem grava vídeos sentado de frente para a câmera com o devido apoio, um microfone condensador com saída USB é o mais prático, assim o áudio já sai praticamente pronto. Pensando na estética, um modelo com Pop filter integrado pode ser uma boa opção. Agora, se você gosta do visual mais profissional, o acessório pode se tornar parte chave do seu cenário.

Gravar um vídeo em formato de vlog com um áudio limpo parece impossível, né? Embora os sons ambientes possam fazer parte da sensação que o vlog busca passar, não podemos fechar os olhos para as falhas técnicas. Independente se você grava com uma câmera ou com o celular, há microfones que plugam diretamente em ambos (importante procurar um compatível, viu?). Se você fica a menos de dois metros da câmera ou celular, um microfone com captura direcional, compacto e leve vai ser a melhor opção. Diego Moreno explica que os mais simples não precisam de bateriam e já ajudam a evitar ruídos externos. Os mais profissionais, já com baterias e condensador, apresentam controle de captação, ou seja, você pode diminuir para evitar barulhos externos, como, por exemplo, o trânsito em um dia de gravação na rua, ou aumentar para pegar o canto dos pássaros em uma tarde no parque.

Agora, se você fica a mais de dois metros de distância da câmera o lapela pode parecer uma boa alternativa, mas só se você não precisar realizar nenhum movimento significativo que possa criar ruído de vibração. Sabe aquele som chatinho de quando o cabelo ou a roupa esbarra no microfone? Então, é isso. O lapela também precisa ser colocado bem próximos a boca da pessoa para captar bem o áudio.

Sabendo do desafio de usar o microfone de lapela, é essencial ressaltar que para conseguir um bom padrão técnico vai precisar pagar um pouco mais caro.  Geralmente, os lapelas de saída perdem um pouco de qualidade e sofrem com atraso e interferência. Quando já se tem uma equipe e já está em um nível um pouco mais profissional, o shotgun pode ser uma boa opção para esse tipo de produção.

Para uma boa criação de conteúdo é preciso partir do básico e concentrar em informações essenciais para aprimorar a produção, o que inclui escolher um bom microfone. Para ir além dessas dicas e mergulhar de vez em tudo que você precisa saber para escolher o microfone ideal, Diego Moreno ministrará a palestra “Não cometa estes erros ao escolher o microfone” na Content Creator Expo (CCEXPO). Um evento voltado para criadores de conteúdos e empreendedores digitais. Lá você terá acesso a uma feira com as novas tecnologias, equipamentos e soluções do mercado, uma arena com demonstrações de produtos para que você possa ver em primeira mão a funcionalidade deles no dia a dia e um congresso com palestrantes renomados. Clica aqui e veja a programação completa.

Fica esperto que a partir do dia 11 de junho o lote vira. Aproveita os últimos dias pagando menos e clique aqui para garantir sua participação!

SERVIÇO: 

  • Evento: Content Creator Expo 
  • Data:  22 a 24 de julho de 2022, de 10h às 20h. 
  • Local: Centro de Eventos Fecomércio – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo, SP 
  • Realização: ATO3 Eventos 
  • Site oficial: http://ccexpo.com.br/ 
  • Mais informações: contato@ato3.com.br 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: