MARKETING DE INFLUÊNCIA: PREVISÕES DO SETOR PARA 2022

Conforme o relatório Influencer Marketing Benchmark Report divulgado pelo Influencer Marketing Hub, mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo já se consideram criadores de conteúdo e espera-se que a creator economy atinja US$ 104 bilhões ainda em 2022

A pandemia afetou consideravelmente o tempo que as pessoas passam online, o que resultou em um aumento no consumo e, consequentemente, da demanda de conteúdo digital. Diante desse cenário, o marketing de influenciadores cresceu drasticamente. De apenas US$ 1,7 bilhão em 2016, alcançou US$ 13,8 bilhões em 2021 e estima-se que chegará a US$ 16,4 bilhões em 2022.

Cada vez mais as pessoas estão preferindo realizar suas compras direto de suas casas por meio de smartphones, o que reflete no aumento exponencial das vendas realizadas através de redes sociais. Em 2020 essas vendas movimentaram US$ 560 bilhões, continuando a aumentar em 2021 ao ponto de alcançar uma previsão de US$ 958 bilhões em 2022, potencialmente chegando a US$ 2,9 trilhões até 2026. Acredita-se que até 2025 o comércio em redes sociais represente 17% de todos os gastos em comércio eletrônico.

Com o aumento da demanda por conteúdo online, muitas empresas aumentaram o investimento em marketing de conteúdo ano após ano para acompanhar o crescimento digital. Aproveitando a popularização do marketing de influenciadores nos últimos anos e o atraente custo benefício dessas ações, grande parte do conteúdo online atrelado à marcas é criado e entregue por influenciadores contratados. Alguns compartilhados em redes sociais consideradas novas, como o TikTok.

A creator economy tem crescido drasticamente nos últimos anos e, hoje, mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo se consideram criadores de conteúdo, formando um mercado que ultrapassa US$ 104 bilhões. Investidores contribuíram com mais de US$ 1,3 bilhão em capital de risco na creator economy só em 2021, indicando um alto nível de confiança no setor.  Como investimentos notáveis podemos citar o aplicativo de edição de fotos VSCO, agora avaliado em US$ 550 milhões, e a plataforma de edição de áudio, Splice, avaliada em US$ 500 milhões.

Ao considerar contratar um influenciador, 51% das marcas acreditam que o relacionamento com o público é o fator mais valioso. Vale ressaltar que não adianta que o influenciador tenha um excelente relacionamento com os seguidores se eles não forem o público certo para a marca. O segundo fator mais importante citado no relatório Benchmark é a produção de conteúdo, 24%, o que corrobora para a afirmação de que o grande aumento de conteúdo digital das marcas é oriundo da parceria com influenciadores. A terceira razão, 14%, é a distribuição. Ou seja, o poder do influenciador distribuir o conteúdo da marca para o seu público.

Apesar de cada empresa ter sua própria variedade de objetivos ao iniciar uma campanha de marketing de influência, engajamento ou cliques ainda são os critérios mais importantes ao escolher o influenciador.

Os investidores reconheceram o sucesso do marketing de influenciadores e investiram pesadamente em algumas das plataformas que conectam as marcas aos influenciadores e os influenciadores ao público. No total, as plataformas de software especificamente focadas no marketing de influenciadores arrecadaram mais de US$ 800 milhões em 2021. Em primeiro lugar, arrecadando US$ 300 milhões está a LTK, parceira e apoiadora da Content Creator Expo, um evento dedicado ao conhecimento e tecnologia para criadores de conteúdos e empreendedores digitais que acontece entre os dias 22 e 24 de julho em São Paulo. Entre no site e confira a programação completa: palestras, expositores da feira e arena de demonstrações.

As vagas são limitadas, não fique fora dessa! Faça sua inscrição.

SERVIÇO: 

  • Evento: Content Creator Expo 
  • Data:  22 a 24 de julho de 2022, de 10h às 20h. 
  • Local: Centro de Eventos Fecomércio – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo, SP 
  • Realização: ATO3 Eventos 
  • Site oficial: http://ccexpo.com.br/ 
  • Mais informações: contato@ato3.com.br 

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